Demanda e disponibilidade hídrica na região do Alto Rio das Velhas e os impactos na bacia do Rio das Velhas é uma das pautas que será discutida durante a reunião.
O encontro acontece no dia 15 de Outubro, às 14 horas, na Sede do Comitê do CBH Rio das Velhas, localizada na Rua dos Carijós, nº 150-10º andar, Centro-BH.
Conheça a pauta:
1. O CBH Rio das Velhas ser interlocutor da gestão de recursos hídricos na bacia, principalmente no que se refere à escassez na região do Alto Rio das Velhas;
2. O IGAM informar sobre o quantitativo das vazões retiradas, outorgadas e das demandas específico para a região do Alto Rio das Velhas;
3. Fortalecer a articulação do CBH Rio das Velhas junto às Prefeituras, por meio da definição de uma agenda de reunião com os Prefeitos sobre o Plano Diretor de Recursos Hídricos, promovendo um maior diálogo também com os Subcomitês.
4. Elaboração de uma planilha com os projetos das entidades, tanto na capacidade de produção, armazenamento e de demandas;
5. A COPASA em momento de escassez, não permita uma vazão para 3m3/S à jusante de Bela Fama e obtenha uma vazão ecológica para esse momento emergencial.
6. A AGB Peixe Vivo providenciar a contratação de um responsável pelas medições das seções, uma vez que o IGAM possui pontos de telemetria automática em que são geradas somente cotas, sendo necessária a realização de medições das seções do rio para conseguirmos transformar as cotas em controle de vazões.
7. Representante do IGAM a participar da reunião sobre o SIG (Sistema de Informações Geográficas) da bacia do Rio das Velhas. O Sr Thiago Santana, IGAM, sugere ao CBH Rio das Velhas que estabeleça uma Sala de Situação de monitoramento para a realização do monitoramento hidrológico em tempo real do Rio das Velhas.
Para quaisquer esclarecimentos e confirmação de presença, estamos disponíveis pela telefone (31) 32078525 e endereço eletrônico amanda.amorim@agbpeixevivo.org.br.