Com o objetivo de implantar um programa de Comunicação que assegure a oferta e difusão de informações sobre as ações e gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em escalas regional e local, a TantoExpresso executa, desde agosto de 2014 o Projeto de Comunicação do Comitê.
Os resultados de 15 meses de trabalho foram apresentados pelo diretor de Comunicação da Tanto Expresso, Rodrigo Rezende de Angelis e pela coordenadora de Comunicação, Natália Fernandes Nogueira Lara, durante a 86ª Plenária, que aconteceu no dia 28 de outubro, em Belo Horizonte.
Dentre os principais resultados alcançados está a reformulação do portal do CBH Rio das Velhas com atualização constante e novo layout. São produzidos, em média, 20 textos por mês abordando as ações do Comitê, Subcomitês e Câmaras Técnicas; cobertura de eventos, reuniões, entre outros. Esses textos são disponibilizados no portal do CBH Rio das Velhas, redes sociais e, quando pertinente, encaminhados para a imprensa de Minas Gerais.
Veja as fotos da apresentação do Projeto de Comunicação na Plenária
Coordenadora e diretor da TantoExpresso apresentando o Plano de Comunicação desenvolvido para o CBH Rio das Velhas em Plenária
Portal CBH Rio das Velhas
O novo site tem uma média de 120 acessos por dia, um tempo médio de navegação de 3 minutos e 40 segundos; e foi acessado por mais de 10.500 usuários que visualizaram mais de 45.200 páginas por cerca de 19.400 sessões. O país que mais acessa o site é o Brasil, com 95% dos acessos, seguidos dos Estados Unidos, Índia, Itália e França. E Minas Gerais e o estado que mais acessa o portal, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.
A cobertura dos eventos, reuniões e outras pautas também gera um crescimento constante no acervo de imagens do CBH Rio das Velhas.
Além disso, a equipe de Comunicação também reformulou a identidade visual da marca do CBH Rio das Velhas, reforçando as cores azul e ver e destacando os conceitos de inovação e fluidez.
Nova marca do CBH Rio das Velhas
Também foi elaborado e implantado um Manual de Identidade coorporativa o que possibilita a devida aplicação da mesma e, consequentemente, seu fortalecimento. O Manual contém as dimensões mínimas de reprodução; especificações técnicas das cores utilizadas na marca e a regulamentação da aplicação em diferentes condições de impressão e fundos de cor; demonstração de situações de aplicação da marca a serem evitadas; aplicações para identidade visual, placas, banners, frotas, brindes e outros.
Veja o novo Manual de Identidade:
Redes Sociais
A equipe de Comunicação também gerencia as redes sociais do CBH Rio das Velhas. Em média, são inseridos 25 posts por mês na fanpage do Comitê no Facebook. O principal resultado apontado foi o salto de 102 para 1.865 curtidas da página no Facebook após as ações de Comunicação, o que tem impacto direto no Portal. Este aumento expressivo demonstra que cada vez mais pessoas estão tendo acesso às informações postadas pelo CBH Rio das Velhas.
Peças gráficas
Foi produzido um Manual do CBH Rio das Velhas e desenvolvidas peças de identificação das portas da sede do CBH Rio das Velhas. Além disso, está em andamento a produção de 23 cartilhas sobre o Plano Diretor de Recursos Hídricos do CBH Rio das Velhas (um por UTE). Também foram desenvolvidos banners com os seguintes temas:
- Projeto Nascentes Urbanas;
- Plano Municipal de Saneamento Básico;
- Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas;
- Projetos hidroambientais do CBH Rio das Velhas; Unidade Territorial Estratégica.
Também foram produzidas quatro edições do Informativo do CBH Rio das Velhas com uma tiragem de 3.000 exemplares por edição e duas edições da Revista também com tiragem de 3.000 exemplares por edição.
Veja a segunda edição da Revista Rio das Velhas
Assessoria de Comunicação Social
A equipe de Comunicação também realiza um trabalho de assessoria de comunicação social e de monitoramento das mídias. Como resultado destas ações, o Comitê tem conseguido se manter como fonte dos principais veículos de comunicação do estado. Há cerca de 20 inserções por mês sobre o Comitê e o Rio das Velhas na imprensa, em veículos tais como: TV Globo, TV Alterosa, Band Minas, Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia, O Metro, Rádio CBN, Rádio Itatiaia.
Coletiva de imprensa do CBH Rio das Velhas. Crédito: CBH Rio das Velhas- TantoExpresso – Michelle Parron
Para isso, a equipe de comunicação possui um mailing com mais de 90 contatos de veículos de imprensa de Belo Horizonte e região metropolitana; 140 contatos de veículos de imprensa do interior na região da Bacia do Rio das Velhas, 1.100 contatos entre órgãos públicos, instituições ligadas à água, usuários, sociedade.
Como resultado deste trabalho foi criado um vínculo com a mídia e a marca do Comitê foi fortalecida; o CBH Rio das Velhas é reconhecido pela mídia como fonte para pautas sobre gestão de recursos hídricos; foi formada uma imagem de credibilidade para o Comitê junto à imprensa e consequentemente à sociedade. Como exemplo, podemos citar as coletivas de imprensa sobre a crise hídrica e o contingenciamento de recursos com a presença dos principais veículos de comunicação de Belo Horizonte; uma matéria exclusiva no jornal impresso O Tempo sobre o projeto hidroambiental do Rio Taquaraçu e a série de reportagens especiais da Rádio Itatiaia sobre as nascentes urbanas.
Confira a apresentação:
Programa de rádio do CBH Rio das Velhas
Outra ação da equipe de Comunicação foi a criação do programa voltado para rádio “Momento Rio das Velhas”. A intenção é de informar e esclarecer a população da Bacia e levar ao conhecimento de todos, assuntos relacionados às ações voltadas a proteção e revitalização do Rio das Velhas. O programa “Momento Rio das Velhas” é de livre veiculação em emissoras de rádio comerciais, universitárias e comunitárias, blogs e sites diversos. Basta acessar o SoundClound e fazer o download.
Ouça o programa sobre a escassez hídrica
Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários