No dia 13 de junho aconteceu visita de campo dos integrantes do Subcomitê Nascentes à Mina Izabel da Mineradora Jaguar Mining. A demanda foi solicitada pela comunidade do distrito de Acuruí em reunião do Subcomitê.
Integrantes do Subcomitê em visita de campo
Entenda:
Em 2012, cursos de água da região foram contaminados pelo rompimento de uma tubulação da Mina, a qual explora ouro na localidade.
Segundo a mineradora Jaguar Mining, foram realizadas todas as medidas corretivas e, atualmente, são realizadas análises periódicas nos córregos atingidos, e mineradora afirma que não há nenhum vestígio de contaminação.
Na visita foram esclarecidas diversas dúvidas da comunidade de Acuruí, como a atual situação da mina, a qual está em processo de fechamento. Segundo a empresa, a barragem de rejeitos não possui mais nenhum tipo de contaminação e contém apenas alguns pontos com águas pluviais, além disse, ressaltaram que a barragem está praticamente seca e os materiais contaminantes já evaporaram sem nenhum dano atmosférico.
Visando ampliar o processo de participação social, o Subcomitê Nascente vem realizando suas reuniões de forma itinerante, buscando atingir as comunidades de toda a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Nascentes. A visita de campo é uma importante ação que demonstra a importância do papel articulador do Subcomitê.
Barragem de Mineradora Jaguar Mining
Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários