• Event Time:
  • Location: Belo Horizonte

Hoje, boa parte dos córregos da cidade está encoberta e canalizada e são poucas as águas sem esgoto ou lixo. Mas ainda há, a poucos quilômetros do centro da capital, cachoeiras, quedas d’água, corredeiras, praias, nascentes e parques.

O primeiro passo para uma retomada das águas na cidade é o conhecimento do território: visitar córregos escondidos ou à mostra, conhecer suas nascentes, nadar onde a água é limpa e lamentar onde ela é suja, viver a natureza urbana.

Para isso, retomamos as cicloexpedições, que em suas primeiras edições promoveram visitas ciclísticas ao ribeirão Arrudas e ao Onça. Em 2018, serão quatro cicloexpedições: no córrego do Leitão (junho), no Ribeirão Izidora (julho), no Navio-Baleia (agosto) e nos Parques da bacia do Onça (setembro).

Em cada uma delas, buscaremos criar encontros com pessoas ativas na vida dos cursos d’água, com elementos naturais no meio da cidade e terminar em piquenique e alegria.

Todas estão convidados para a cicloexpedição no Leitão, no próximo domingo, 17 de junho. A programação tem direito a aulão sobre a história do córrego e banho de chuveirada com limonada no Instituto Undió.

O trajeto é de 5 quilômetros, sendo em sua maioria de reta ou descida, adequado para ciclistas iniciantes. Vamos nos concentrar às 8h na Igreja de Boa Viagem, de onde sai um ônibus e um caminhão para o ponto de partida, no alto Santa Lúcia.

8h – Concentração na Igreja da Boa Viagem, Rua Aimorés 1248;
8h30 – Aulão sobre o Córrego do Leitão;
9h30 – Saída da busona para a nascente do Leitão (Alto Santa Lúcia);
– Saída do grupo que sobe pedalando;
10h30 – Início da CicloNavegação pelo leito do Leitão;
11h30 – Banho de balde e limonada no Instituto Undió;
12h – Piquenique na Raul Soares.

Confira o convite: