Na última quinta-feira (12), foi realizado o Seminário Inicial do projeto financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) que prevê serviços para melhoria hidroambiental da Serra do Cabral, no Baixo Rio das Velhas. O encontro, realizado na comunidade de Bananal de Cima, em Várzea da Palma, detalhou a iniciativa que irá construir mais de 370 bacias de captação de água pluvial, mais conhecidas como barraginhas, cercar 4 mil metros de veredas e desenvolver Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social junto às comunidades da região.
Um dos que colaborou na construção da demanda e formalização do projeto, o conselheiro do Subcomitê Guaicuí, Jacqueson Souza, destacou que o trabalho ocorre como complementação de outra intervenção recentemente concluída pelo Comitê na região, que também construiu barraginhas e melhorou estradas rurais em Lassance e Várzea da Palma. “Nosso maior anseio é levar o subcomitê e o comitê de bacia até ás áreas mais remotas, regiões mais carentes e onde realmente as pessoas convivem com a escassez hídrica”, afirmou.
Cipriano Azevedo (à esquerda) e Jacqueson Souza (à direita) enalteceram os benefícios do projeto para a região da Serra do Cabral. Créditos: Fernando Piancastelli
O projeto terá 10 meses de duração e será executado pela empresa Fortal Engenharia. Todas as ações visam à conservação e preservação das águas e a reversão dos processos de degradação do solo na área da UTE (Unidade Territorial Estratégica) Guaicuí. “Certamente vem trazer grandes benefícios porque a escassez hídrica aqui na região é muita. O solo daqui é bastante rígido, duro, e a ideia com este projeto é tentar manter a água o máximo possível na superfície, infiltrando aos poucos”, disse o coordenador do Subcomitê, Eustáquio Pinheiro.
O produtor rural e presidente da Associação Comunitária Lagoinha, Cipriano Carlos de Azevedo, foi um dos proprietários de terra da região que contou com benefícios do projeto anterior realizado pelo Comitê com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia. Ele contou ao público do Seminário na comunidade de Bananal de Cima os benefícios que já pôde observar. “Para mim foi uma maravilha, porque eu sempre tive o sonho de abrir barraginhas no meu terreno, mas as condições financeiras não davam. Aí veio o projeto e fez para mim. A vantagem que eu vi foi para evitar erosão na minha terra e fortalecer o lençol”, destacou.
Veja mais fotos do Seminário e da Serra do Cabral:
O território
A UTE Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A Unidade ocupa uma área de 4.136,93 km² e detém uma população de 31.581 habitantes. Esta UTE envolve a foz do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, onde o Rio das Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo e Córrego do Vinho. Destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre as UTE Guaicuí e UTE Rio Curimataí.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários