Há duas semanas, o CBH Rio das Velhas e o Subcomitê do Ribeirão Arrudas perderam uma das suas companheiras mais cativantes e guerreiras: Dona Ivana. Nesta quinta-feira (23), seus colegas membros do Subcomitê, em reunião, prestaram uma homenagem ao legado deixado por essa mulher, de sangue negro e indígena, como ela gostava de lembrar, de origem humilde do Norte de Minas. 

Abaixo, um texto escrito pelos conselheiros do Subcomitê do Ribeirão Arrudas sobre o que representou a presença de Dona Ivana entre todos nós:

“Nesse momento de encontro aproveitamos para relembrar Dona Ivana das nascentes, falecida no dia 14 de agosto de 2018. Dizem que a morte deixa uma dor que não pode ser curada, mas o amor deixa uma memória que ninguém pode roubar e é das marcas e das lembranças que nos cabe falar. Dona Ivana das nascentes, de sangue negro e indígena, que ela sempre gostava de lembrar, de origem humilde no norte de Minas, lutou por uma sociedade mais justa e igualitária. Construiu, com suor e sangue, a mudança na vida de uma quantidade de pessoas que não podem ser numeradas. Dona Ivana nos mostra que toda educação é uma possibilidade de mudança, que toda ação é educar e que deve ser feita com exemplo, rigor, com autoridade e principalmente com amor. Um amor que marca por onde passa, que marca pelo reconhecimento da importância e das mudanças que todos nós podemos fazer. Quantas foram as pessoas marcadas pelo amor e pela presença de Dona Ivana das Nascentes, mulher, negra, indígena, mãe de tantos, amiga de outros mais, sujeito político de mudança e representante daqueles que muitas vezes são silenciados e impedidos de levar suas mensagens? Tudo isso é também parte dessa dor deixada e que nunca será curada, mas que também é catalizador de lembrança de quem foi e de quem é uma das pessoas mais extraordinárias que se pode conhecer. Fica a dor, como referência do amor e marco da lembrança, fica o mais carinhoso até logo, um abraço apertado, um beijo de despedida e a vontade de outros encontros”.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br

Comentários