O Subcomitê Ribeirão Onça, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), e a empresa NMC Projetos e Consultoria, realizaram o módulo final do curso de ‘Capacitação para o Plano de Manejo Comunitário de Nascentes em Ambientes Urbanos’, no último sábado (22). A ação, que integra o projeto hidroambiental ‘Diagnóstico de Nascentes Urbanas da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça’, teve como objetivo definir ações de revitalização e valorização de três nascentes inseridas no território.
No encontro foram apresentados os trabalhos desenvolvidos e o que foi necessário para dar continuidade aos projetos. De acordo com o mediador do curso, Lucas Alves, a intenção era fazer com que as pessoas desenvolvessem novas ideias para continuar com o projeto de conservação das nascentes por conta própria. “As pessoas precisam se organizar para repensar e foi o que eu tentei trazer para esse curso. Pegar tudo que foi construído durante o processo do projeto, passar para elas e construir, juntos, novas possibilidades. Agora os participantes saem daqui com propostas, agendas e com um caminho”, declara.
Os participantes foram divididos em três grupos (Baixo Onça, Isidoro e Vilarinho), para pensar o que eles vão desenvolver em um mês. “O curso foi essencial para mostrar em como devemos nos organizar e delegar funções, além de ver que conseguimos executar o que planejamos”, declarou Rosely Correia da Silva, integrante do projeto.
Para o coordenador do projeto pela empresa executora, Ricardo de Oliveira Filho, as expectativas foram superadas, devido ao empenho dos participantes. “Estamos muito felizes em ver o engajamento das pessoas em preservar o meio ambiente, o nosso objetivo foi cumprido na aplicação dessa capacitação. Espero que realmente as pessoas sejam um multiplicador e levem para as outras tudo que aprenderam aqui”, comenta.
Um seminário de encerramento do projeto ainda será agendado, para os grupos apresentarem o que eles desenvolveram para dar sequência ao projeto.
Confira as fotos do Encontro:
O território
O Ribeirão Onça é um afluente da margem esquerda do Rio das Velhas e tem como principais afluentes o córrego Cachoeirinha e o Ribeirão Izidora que recebe os impactos diretos da ocupação de Venda Nova e região norte de Belo Horizonte. A Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça ocupa parte da cidade de Contagem e da região norte de Belo Horizonte é considerada a que mais polui o Rio das Velhas. Sua bacia abriga mais de um milhão de pessoas e em parte dos 36,8 km de extensão do Ribeirão, tem suas margens ocupadas irregularmente, provocando a degradação ambiental ao longo do curso d’água.
Juntamente com o Ribeirão Arrudas, o Onça encontra-se na região mais populosa da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em Belo Horizonte, Contagem e Sabará. Os ribeirões Onça e Arrudas são responsáveis pela drenagem da maior parte dos esgotos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sofrem com a diminuição das áreas de drenagem natural e ocupação desordenada de encostas e fundos de vale, devido a sua intensa ocupação.
Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários