Foi no século XVII que o bandeirante Lourenço Castanho Taques se aventurou por terras mineiras, atrás de minas de prata e ouro, e descobriu os “Sertões de Caeté”, onde fica localizada a Serra da Piedade, na porção central do Estado de Minas Gerais.

A Serra tem 1746 metros de altitude e é ideal para quem procura tranquilidade e um local para reflexão. Em seu topo é possível ter uma vista panorâmica de 360o, desde a Serra do Espinhaço e da bacia do Rio das Velhas (Lagoa Santa) ao norte, Belo Horizonte ao poente, e boa parte do Quadrilátero Ferrífero ao sul, incluindo a Serra do Caraça. Em dias claros, é possível ainda ver outras cidades: Caeté, Contagem, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Além da beleza, no alto da Serra encontra-se a única construção tombada: a Capela Nossa Senhora da Piedade. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o Santuário em 1956 e foi em 1958 que o Papa João XXIII proclamou a Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado de Minas Gerais.

Anos mais tarde, em 2010, o Iphan ampliou o decreto de tombamento, agregando todo o conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade, os recursos hídricos, a biodiversidade e aspectos cênicos da região. Em 2012, o Governo de Minas Gerais assinou um decreto que declarou o Santuário Nossa Senhora da Piedade atrativo turístico de especial relevância para o Estado.

O Santuário oferece hospedagem com rica gastronomia local. Para saber mais, acesse. 

Confira fotos da região:

<a href="https://flic.kr/s/aHskKk8jSN" target="_blank">Click to View</a>

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Caeté-Sabará localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. A unidade possui uma área de 331,56 km² e sua população chega a quase 83,5 mil habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão Sabará, Córrego Caeté, Ribeirão Juca Vieira e Ribeirão Gaia.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br

Comentários