Para que os serviços de comunicação social do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) sejam continuadamente aperfeiçoados, membros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) se reuniram, na manhã de segunda-feira (26), na Agência Peixe Vivo, para discutir a construção de uma nova estratégia de comunicação. Além disso, os conselheiros deram sequência nas mudanças necessárias no Plano de Ação que rege as atuações do Comitê. O primeiro documento, então concluído em 2012, deverá agora contemplar as estratégias de educação e comunicação para os próximos quatro anos, mas com revisões previstas a cada dois anos.
A partir de setembro de 2019, um novo contrato para a comunicação do CBH Rio das Velhas deve ser iniciado e, para não prejudicar as ações da entidade em vigor nessa área, a CTECOM já estão discute o que é preciso melhorar no Termo de Referência, para que em fevereiro o edital seja aberto. Segundo o coordenador da CTECOM, Nísio Miranda, é importante que todos os Subcomitês participem da construção desse documento. “Para que a câmara técnica possa identificar falhas ou coisas que foram além do necessário, achamos viável desenvolver um questionário simples para ser enviado aos membros dos Subcomitês. Assim, todos serão incluídos no desenvolvimento do Temo de Referência, que será lançado em fevereiro”, declarou.
Miranda reforçou ainda a importância de acelerar o processo de desenvolvimento do questionário, visto que o ano está acabando e o Termo de Referência deve estar pronto em fevereiro. Segundo a analista ambiental da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, é possível desenvolver o documento em fevereiro com base nas informações repassadas pelos Subcomitês. “Se os comentários dos membros dos Subcomitês forem aprovados pelos conselheiros da CTECOM e entregues até o meio de fevereiro, é possível o desenvolvimento do Termo de Referência ainda no mesmo mês. É importante que as considerações realizadas sejam, ainda, de conhecimento do presidente do CBH Rio das Velhas”, explicou.
Ainda no encontro, os membros editaram o Plano de Ação da Câmara, que define as macro diretrizes, objetivos e ações e as elenca em uma escala de prioridades. Nesta reunião, os conselheiros focaram no modo de como deve agir a assessoria de imprensa e quais são as suas obrigatoriedades.
Outro ponto abordado é a criação de uma agenda sobre atividades diversas que acontecem na bacia do Rio das Velhas. Como dentro do site do Comitê já existe uma estrutura para agenda, ficou acordado entre os membros o envio dessas informações para os mobilizadores, caso ela não esteja programada.
Na opinião da conselheira Lilla Ayres Viana, a reunião foi produtiva. “Tivemos um bom quórum, que pôde discutir atividades já para o ano de 2019, além de dar uma boa sequência nas atividades desenvolvidas até aqui”, comentou.
Confira as fotos da reunião:
A Câmara Técnica
A CTECOM é encarregada de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do CBH Rio das Velhas e de seus parceiros, tendo como finalidade pensar as ações educativas e de comunicação a serem executadas em projetos e ações do CBH Rio das Velhas ou de projetos contratados pela agência.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários