Na última terça-feira (6), moradores do município de Curvelo participaram de visita técnica do projeto hidroambiental em execução na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Santo Antônio-Maquiné, no Médio Baixo Rio das Velhas. A ação se deu na comunidade do Santa Maria e teve como objetivo demonstrar à população os trabalhos de recuperação e conservação iniciados em uma das áreas que recebem as intervenções do projeto.

“A visita foi muito boa, diretamente voltada para os produtores locais e para as especificidades de cada terreno. O público gostou muito e pôde ver, na prática, formas de se produzir com eficiência e respeito ao meio ambiente. Foram quatro horas de atividade que passaram rápido e deixaram um gosto de quero mais”, disse o coordenador do Subcomitê Santo Antônio-Maquiné, Carlos José Brandão, que destacou também a presença do Dr. Ademir Calegari, referência internacional em agricultura conservacionista, que conduziu a atividade.

A um custo de quase R$ 1,3 milhões, o projeto hidroambiental para a UTE Santo Antônio-Maquiné prevê a construção de mais de 300 bacias de contenção, popularmente conhecidas como barraginhas, o cercamento de mais de 4 mil metros de áreas protegidas, serviços de desassoreamento e controle de erosões, plantio de mudas, além de ações de mobilização social e educação ambiental. “A expectativa de todos é muito grande em torno desse projeto, que avançará ainda por todo 2019. Acreditamos que as intervenções darão uma nova vida para a região do Santa Maria, muito castigada ao longo dos últimos anos”, frisou Brandão.

O projeto é uma ação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com apoio da Agência Peixe Vivo e execução da empresa GOS Florestal.

Confira as fotos da atividade:

<a href="https://flic.kr/s/aHsmxgSGDH" target="_blank">Click to View</a>

O território

A UTE Santo Antônio-Maquiné localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Curvelo e Inimutaba. A unidade ocupa uma área de 1.336,82 km² e possui 25.047 habitantes. Os principais cursos d’água da região são o Ribeirão Maquiné, com extensão de 90,45 quilômetros, Córrego Santo Antônio, com aproximadamente 25 km passando pela cidade de Curvelo e o Córrego Riacho Fundo.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br

Comentários