Em reunião na tarde desta terça-feira (22), os conselheiros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) recomendaram a aprovação do pedido para canalização de trecho do Córrego Tejuco, na bacia do Ribeirão Arrudas, que viabilizará a construção da Arena MRV, novo estádio do Atlético-MG. Caberá agora à Plenária do Comitê decidir se defere ou não pedido, em reunião no dia 31/01.

Apesar da recomendação de aprovação, realizada por unanimidade entres os conselheiros votantes, algumas sugestões foram feitas. A principal delas, a ser direcionada aos responsáveis pelo licenciamento, que ocorre em nível municipal, é que o sistema de micro drenagem instalado a jusante tenha capacidade para comportar o incremento de vazão resultante da impermeabilização de quase 60% do terreno.

Amparados por um parecer técnico da Agência Peixe Vivo, a CTOC também recomendou que se recalcule o coeficiente de escoamento superficial para as áreas permeáveis baseado na média ponderada apenas das áreas permeáveis do terreno, de forma a garantir o correto dimensionamento da caixa de detenção, inicialmente prevista para comportar 1.269 m³ da água que será armazenada e liberada aos poucos na rede externa, durantes os momentos de maior concentração de chuva.

Além desta, outras quatro sugestões, não restritas ao processo de outorga, foram feitas pelos conselheiros da CTOC: que se viabilize que a área a ser protegida seja aberta à população e que sejam promovidas ações de educação ambiental no local; que a construtora responsável pelo empreendimento paute o Subcomitê Ribeirão Arrudas sobre o andamento das ações; que se promova a delimitação e análise de uma área úmida do terreno, considerada de relevância ambiental; e que a área a ser preservada, que representa 23% do terreno, seja cercada desde já, especialmente para que as obras não afetem o que o será protegido.

“A análise da CTOC sobre o processo de intervenção tentou relevar diferentes dimensões da análise do projeto, considerando diferentes temas que estão associadas com a dinâmica hídrica e ambiental. Dessa forma, a CTOC, com a participação do Subcomitê Ribeirão Arrudas, realizou um conjunto de sugestões com a finalidade de melhorar a dinâmica ambiental e as formas de apropriação das comunidades para a área verde proposta”, afirmou o presidente da câmara técnica, Rodrigo Lemos.

A reunião Plenária do CBH Rio das Velhas, que irá deferir ou não o pedido, acontecerá no dia 31 de janeiro, na sede da ASSEMINAS (Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais), no bairro Floresta.

Arena MRV

Destinada a sediar eventos de grande, médio e pequeno porte, convenções e jogos de futebol, a Arena MRV, novo estádio do Atlético-MG, terá capacidade para 45 mil espectadores. O terreno se encontra no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, centralizada entre a Via Expressa, o Anel Rodoviário e BR-040.

Como infraestrutura de uso público, o projeto prevê Esplanada, Auditório, Lounge, Central de Segurança e Justiça, Creche, Unidade Básica de Saúde, além do ‘Instituto Galo’, destinado para o desenvolvimento e execução de projetos sociais, educação ambiental e esportes. O estacionamento será para aproximadamente 2.100 veículos.

A CTOC

As Câmaras Técnicas são colegiados formados a partir das instituições que compõem a Plenária do CBH Rio das Velhas. Elas refletem o modelo de organização paritário do Comitê e tem como finalidade discutir com o tempo e a dinâmica que julgam necessárias as discussões temáticas, técnicas e complexas.

A CTOC é responsável pela análise dos processos de outorga, assim como pela discussão das fórmulas e valores da cobrança pelo uso da água.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br

Comentários