O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – CBH Rio das Velhas e o Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata – SCBH Ribeirão da Mata, convidam para II Seminário Geral referente ao “Projeto de Valorização dos cursos d’água em Áreas Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata”, que será realizado no Município de Pedro Leopoldo, no dia 14/07/2012 (sábado).
Este projeto é uma iniciativa do CBH Rio das Velhas e do SCBH Ribeirão da Mata, viabilizado com recurso da Cobrança pelo Uso da Água, e tem como propósito Valorizar os cursos de água visando a sua conservação, utilizando de estratégias de comunicação, sensibilizar e repercutir positivamente nos atores locais, responsáveis pela conservação e os beneficiários imediatos dos cursos d’água de boa qualidade. Ao todo, foram realizadas 10 oficinas nos municípios que estão inseridos na bacia do Ribeirão da Mata.
No ultimo sábado dia 07/07, foi realizado no município de Ribeirão das Neves, o I Seminário Geral do projeto do SCBH do Ribeirão da Mata “Valorização dos cursos d’água em áreas rurais”, e fomos premiados com palestras grande relevância não só para a bacia do Ribeirão da Mata e sim para recuperação ambiental da bacia do Rio das Velhas, melhorando a qualidade e quantidade de água da nossa bacia. Foram abordados temas como: Agroecologia (Walter Mantragolo); Sistema de tratamento de esgoto em áreas rurais (Robéria); SAP Sistema de áreas protegidas (Patricia Reis) criação de novas unidades de conservação importantíssimas para região metropolitana, Mapeamento e recuperação de nascentes e matas ciliares (Mariana Morales) e Bolsa verde – pagamentos pelos serviços ambientais, fomento do Governo de Minas.
Conforme mencionado anteriormente, no próximo sábado(14/07) realizaremos o II Seminário Geral do Ribeirão da Mata. Aos interessados em participar, a empresa RVC Ambiental disponibilizará transporte do Minas Shopping até Pedro Leopoldo. Por tanto, é preciso que confirme a presença ate o dia 12/07(quinta-feira), pelo e-mail: cbhvelhas@cbhvelhas.org.br ou pelo telefone: (31) 3222-8350.