Toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está localizada dentro do estado de Minas Gerais, em sua região central, ocupando um área de drenagem de 29.173km2 (FEAM, 1998).
Com 801 km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco. Nasce no município de Ouro Preto, dentro do recém criado Parque Municipal das Andorinhas, e deságua no Velho Chico no distrito de Barra do Guaicuy, município de Várzea da Palma.
A população da Bacia do Velhas, estimada em 4.406.190 milhões de habitantes (IBGE, 2000), está distribuída nos 51 municípios cortados pelo rio e seus afluentes.
A região metropolitana de Belo Horizonte ocupa apenas 10% da área territorial da bacia, mas possui mais de 70% de toda a sua população. Concentra atividades industriais e tem processo de urbanização avançado, sendo por isso a área que mais contribui com a degradação das águas do Rio das Velhas.
A bacia do Rio das Velhas é subdividida em Alto, Médio e Baixo Rio das Velhas. Veja imagem ao lado e a descrição a seguir (COSTA, 2008)
A) Alto rio das Velhas: compreende toda a região denominada Quadrilátero Ferrífero, tendo o Município de Ouro Preto como o limite ao sul e os municípios de Belo Horizonte, Contagem e Sabará como limite ao norte. Uma porção do município de Caeté faz parte do alto rio das Velhas, tendo a Serra da Piedade como limite leste.
b) Médio rio das Velhas: ao norte traça-se a linha de limite desse trecho da bacia coincidindo com o rio Paraúna, o principal afluente do rio das Velhas. No lado esquerdo, atravessa o município de Curvelo e, em outro trecho, coincide com os limites do município de Corinto.
c) Baixo rio das Velhas: compreende, ao sul, a linha divisória entre os municípios de Curvelo, Corinto, Monjolos, Gouveia e Presidente Kubitscheck e, ao norte, os municípios de Buenópolis, Joaquim Felício, Várzea da Palma e Pirapora.
Os Municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas são:
– Augusto de Lima
– Baldim
– Belo Horizonte
– Buenópolis
– Caeté
– Capim Branco
– Conceição do Mato Dentro
– Confins
– Congonhas do Norte
– Contagem
– Cordisburgo
– Corinto
– Curvelo
– Datas
– Diamantina
– Esmeraldas
– Funilândia
– Gouveia
– Inimutaba
– Itabirito
– Jaboticatubas
– Jequitibá
– Joaquim Felício
– Lagoa Santa
– Lassance
– Monjolos
– Morro da Garça
– Nova Lima
– Nova União
– Ouro Preto
– Paraopeba
– Pedro Leopoldo
– Pirapora
– Presidente Juscelino
– Presidente Kubitschek
– Prudente de Morais
– Raposos
– Ribeirão das Neves
– Rio Acima
– Sabará
– Santa Luzia
– Santana de Pirapama
– Santana do Riacho
– Santo Hipólito
– São José da Lapa
– Sete Lagoas
– Taquaraçu de Minas
– Várzea da Palma
– Vespasiano
COSTA, Maria A. M. Reflexões sobre a política participativa das águas: o caso CBH Velhas/MG 2008 134f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte
POLIGNANO, Marcus V. et al. Uma viagem ao Projeto Manuelzão e à bacia do Rio das Velhas: Manuelzão vai à escola 3.ed Belo Horizonte: Projeto Manuelzão, 2004
PROJETO MANUELZÃO/UFMG, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Saúde e ambiente na Bacia do Rio das Velhas Belo Horizonte: 2003