O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) convida a imprensa para esclarecer as medidas que estão sendo adotadas em meio à crise hídrica pela qual o estado de Minas Gerais passa e o que precisa ser feito para que a situação possa ser superada.
Conforme o CBH Rio das Velhas vem alertando, o problema tende a se agravar e por isso algumas medidas estão sendo tomadas junto aos usuários de água, por exemplo, seguindo a recomendação da Copasa de redução de consumo em 30%. Assim, o Comitê está acordando com o setor de mineração uma redução de 30% das outorgas para diminuir os impactos da escassez hídrica na Bacia.
“A situção do Rio das Velhas está cada vez mais grave. E não se pode esquecer que é ele o principal responsável pelo abastecimento de água na região metropolitana de Belo Horizonte e um contribuinte importante do Rio São Francisco”, declara o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano.
Estão havendo conflitos pelo uso da água em diferentes pontos da Bacia como o Ribeiro Bonito e Bicudo.
Além disso, a diminuição de vazão tem produzido uma proliferação de cianobactérias ao longo do Rio o que reforça a necessidade de tratamento terciário nas ETEs de Arrudas e Onça.
Na pauta também está o recurso financeiro obtido pela cobrança pelo uso da água, o qual não tem sido repassado pelo Estado ao Comitê de Bacia, conforme previsto em lei.
Para tratar desses assuntos, o presidente do CBH Rio das Velhas convida a imprensa para um café da manhã e entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), às 9h, na sede do CBH Rio das Velhas, em Belo Horizonte.
Pauta: Ações e perspectivas do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas sobre a crise hídrica
Data: Sexta-feira, 17 de julho de 2015.
Horário: 9h
Local: Sede do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Rua Carijós, 150, 10° andar. Centro. Belo Horizonte.
Contato para a Imprensa
Assessoria de Comunicaçãodo CBH Rio das Velhas
Email: comunicacao@cbhvelhas.org.br
Telefone: (31) 8892 1800