Começou, nesta segunda-feira (20), o XX ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), em Florianópolis. Mais de mil integrantes dos 233 comitês brasileiros prestigiaram a abertura do encontro no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, norte da ilha de Santa Catarina.

Intitulado ‘O Futuro da Água – Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos’, o evento também conta com a participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

Segundo o presidente da entidade, Marcus Vinícius Polignano, o XX ENCOB é um espaço privilegiado para a troca de ideias entre os participantes dos comitês e também para que os debates reverberem para a toda a sociedade. “Cada vez mais temos rios escassos de água, poluídos e degradados e faltam condições para os comitês atuarem. O ENCOB tem a possibilidade de mostrar que os problemas são comuns e as necessidades são semelhantes”, afirma.

A expectativa de Polignano é que a 20ª edição do ENCOB constitua um documento final com alertas para a questão. “Estamos falando de um sistema que alimenta a hidrografia, as comunidades, as populações e a economia deste país. Com o Encob, temos a oportunidade de botar o dedo nas feridas e apontar o que estrangula os comitês e inviabiliza as políticas públicas de água no Brasil”, disse o presidente, que proferirá a Palestra ‘Mobilização e Participação para elaboração de plano de bacia’ na quinta-feira (23), durante o evento.

Em cima, Cecília Rute e Marcus Vinícius Polignano, conselheira e presidente do CBH Rio das Velhas. Em baixo, à esquerda, o coordenador-geral do Fórum Nacional de CBHs, Hideraldo Buch, e, à direita, o primeiro presidente do CBH Rio das Velhas, Paulo Maciel, recebendo homenagem (o primeiro da foto). Créditos: Rodrigo Sambaqui.

A programação do XX ENCOB inclui ainda mesas, palestras, apresentações de cases e outras atividades divididas por temáticas. Nesta segunda-feira, antes mesmo da abertura oficial, seis oficinas convidaram os participantes a refletirem sobre a gestão dos recursos hídricos. Entre os temas das oficinas estão o enquadramento dos corpos de água superficiais, o planejamento e controle das águas subterrâneas, comunicação, pagamentos por serviços ambientais e bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Nesta terça (21), o tema é Inovação. Entre as atividades do dia, estão programadas apresentações do case sobre ‘Resultados de Economia da Água’, pelo coordenador da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Deivid Lucas de Oliveira; e do case ‘Projeto de Recuperação Hidroambiental de Bacias Hidrográficas para Produção de Água em Quantidade e Qualidade’, pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia, Júlio César Ayala Barreto.

Na quarta, os debates estão concentrados sobre a temática ‘Transparência’ e, na quinta, ‘Desafios e Oportunidades’. O XX ENCOB deve reunir cerca de duas mil pessoas até a sexta-feira (24), dia do encerramento.

Confira as fotos da Abertura do ENCOB:

<a href="https://flic.kr/s/aHsmr7U2tr" target="_blank">Click to View</a>

Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br

Comentários