Em evento realizado no último sábado (13 de maio), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em parceria com o Subcomitê do Ribeirão Onça (SCBH Ribeirão Onça), inaugurou as obras de melhoria e revitalização da nascente do Parque do Planalto, em Belo Horizonte. A ação integra o projeto de “Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Onça”, que prevê intervenções positivas em nove nascentes da Bacia do Ribeirão do Onça a serem concluídas até junho de 2017.
O evento de sábado contou com depoimentos de lideranças comunitárias, exposição sobre a linha do tempo do Parque do Planalto, inauguração e reconhecimento da trilha ecológica, visita à nascente, plantio de mudas e atrações culturais. Na nascente do Parque do Planalto foram realizados serviços de limpeza e retirada de entulho e lixo, roçada seletiva para beneficiar as árvores nativas já plantadas pela comunidade, limpeza do poço e do canal de escoamento da nascente, além de ações de mobilização, sensibilização e educação ambiental em escolas e instituições do bairro.
A nascente recém-inaugurada terá como cuidador formal a Associação Comunitária do Planalto e Adjacências (ACPAD). Magali Trindade, presidente da entidade, celebrou a conquista. “A revitalização dessa nascente é boa não somente para o Córrego do Bacuraus, para o Ribeirão do Onça e Rio das Velhas. Essa é uma iniciativa positiva para todo o planeta”, afirmou.
Veja as fotos do evento que marcou a inauguração das obras de revitalização:
Marcio Lima, coordenador-geral do SCBH Ribeirão do Onça, destacou o fato de a participação social ser uma premissa para o sucesso do projeto e afirmou que o resultado do trabalho celebrado neste sábado é fruto da Lei nº 9433/1997, conhecida como Lei das Águas, que este ano completa 20 anos. “A legislação foi um marco importante ao afirmar que devemos planejar nossas cidades, nossos territórios, a partir do conceito de bacias hidrográficas, e que a gestão desses territórios não pode ser feita apenas pelo comando político. Ela tem que ser descentralizada, tem que haver participação social”, disse.
Gilson Cheble, liderança comunitária, afirmou quais são agora as próximas metas da organizada comunidade do bairro. “De um lado temos o Parque do Planalto e, mais adiante, a Mata do Planalto. E tem um corredor natural que liga as duas áreas. O nosso sonho, a nossa luta agora é transformar isso numa área só”, comentou.
Programa de Valorização de Nascentes Urbanas
Esta foi a oitava nascente, de um total de nove, que recebeu melhorias pelo Projeto “Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça”. As ações de recuperação e revitalização das nascentes urbanas são financiadas por meio do Recurso da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos.
O eixo central do projeto é a valorização dos cuidadores de nascentes urbanas, mobilização comunitária para efetivação da recuperação das áreas e melhoria da qualidade de vida. As ações de valorização e recuperação das nascentes envolvem o manejo paisagístico, retirada de lixo e entulho, medidas de saneamento, plantio de mudas, melhorias para acesso e visitação, instalação de placas informativas, cursos, oficinas, entre outras atividades.
Subcomitê Ribeirão Onça
A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Onça localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Belo Horizonte e Contagem. A Unidade possui uma área de 221,38 km2 e sua população chega é de 1,3 milhões de habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão do Onça, Ribeirão da Pampulha, Córrego da Ressaca, Ribeirão do Cabral, Córrego São João e Córrego da Isidora.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários