Os conselheiros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se, nesta segunda-feira (06) na sede do Comitê. O objetivo foi discutir sobre o Plano de Ação de Educação, Comunicação e Mobilização e as ações da Semana do Rio das Velhas.

Os membros da CTECOM finalizaram as sugestões do documento que deverá ser analisado pela Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), antes de ser votado para aprovação na próxima reunião Plenária do Comitê, que será realizada no dia 28 de junho.

O Plano de Ação de Educação, Comunicação e Mobilização rege as ações do CBH Rio das Velhas nessas áreas e define as macro diretrizes e objetivos. O documento contempla as ações para os próximos dez anos (2019/2029), mas com revisões previstas a cada dois anos.

Procópio de Castro explica que o plano possui vários avanços. “Trazemos neste novo Plano de Ação uma proposta para criação de uma biblioteca virtual para o CBH Rio das Velhas, com todas as publicações que já criamos. Outra novidade é o Plano de Educação Ambiental. Uma necessidade que vejo é a de firmar o Dia do Rio das Velhas, 29 de junho, com o ícone que já definimos que é o peixe dourado. Nossa intenção é que o Plano de Ação elaborado pela CTECOM seja aprovado na próxima Plenária e, assim, sirva como ferramenta legal para os próximos contratos de comunicação e mobilização”, esclarece.

Veja as fotos da reunião:

<a href="https://flic.kr/s/aHsmDkSRnm" target="_blank">Click to View</a>

Semana Rio das Velhas

Entre os dias 25 e 30 de junho, será realizada a Semana Rio das Velhas 2019, com uma programação repleta de atividades.

O mobilizador do CBH Rio das Velhas, Élio Domingos, apresentou aos membros da CTECOM as atividades da Semana Rio das Velhas que contará com a abertura em Belo Horizonte, no dia 25 de junho. Nos dias 26, 27, 29 e 30 de junho, o Comitê realizará atividades em Buenópolis, Curimataí e Lassance. Já no dia 28 de junho será realizada a Plenária no município de Curvelo.

“Este ano escolhemos a região do Baixo Rio das Velhas para realizar as atividades da Semana Rio das Velhas. Buenópolis fica próximo à Serra do Cabral e do Parque Nacional das Sempre Vivas. Curimataí, é um distrito de Buenópolis que possui águas de excelente qualidade. Um lugar entre serras que é um pequeno paraíso escondido em meio a belezas naturais com várias cachoeiras e até mesmo águas termais. E o município de Lassance ficou conhecida por ser a cidade onde o infectologista Carlos Chagas descobriu a patologia ao qual deu nome: a Doença de Chagas. A região possui um patrimônio natural belíssimo, uma exuberante diversidade de flora e fauna, cachoeiras, cavernas e um volumoso Rio das Velhas próximo ao seu encontro com o Rio São Francisco. Integrante do Circuito Turístico Serra do Cabral, a região faz parte da Cordilheira do Espinhaço”, diz Élio Domingos.

A Semana Rio das Velhas acontece todos os anos e é um momento de união e integração para divulgar e mobilizar sobre as ações do CBH Rio das Velhas.

A próxima reunião da CTECOM acontecerá no dia 03 de junho de 2019.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiza Baggio

Comentários