O Subcomitê de Bacia Hidrográfica Poderoso Vermelho (SCBH Poderoso Vermelho) realizou, nessa segunda-feira (08 de maio), em Santa Luzia, eleição da mesa diretora da entidade para a gestão 2017–2019. Foram definidos, na ocasião, os titulares, suplentes e coordenadores do subcomitê por segmento – usuários de água, poder público e sociedade civil.
A nova coordenadora-geral da entidade será Liliana Gomes Rocha Sousa, Secretária Municipal de Meio Ambiente de Santa Luzia. Ela substitui Júlio Bernardes, da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), que permanece como coordenador do SCBH pela sociedade civil. Vicente Rodrigues, da Copasa, foi eleito o secretário e coordenador pelos usuários de água.
Liliana disse ver com bons olhos a parceria e estreitamento de relações institucionais entre o poder público e o subcomitê. “A expectativa é que a prefeitura [de Santa Luzia] se integre mais às ações do SCBH, numa via de mão dupla, dada a importância que o Rio das Velhas tem na nossa cidade”, afirmou a nova coordenadora-geral da entidade.
Veja as fotos do encontro que renovou a mesa diretora do SCBH Poderoso Vermelho:
SCBH Poderoso Vermelho
A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 360,48 km2, com uma população de 229.173 habitantes. Os principais rios da Unidade são o Ribeirão Vermelho, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Bicas e Córrego Santo Antônio.
A UTE Poderoso Vermelho possui quatro Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 4,65% de sua área total. Quanto à prioridade, 3% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, por estar inserida na Província Cárstica de Lagoa Santa.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre a UTE Poderoso Vermelho:
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
Comentários